Palestrantes

20º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

LILIANE DOS SANTOS MACHADO 

Professora associada do Departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba, concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Modelos de Decisão e Saúde (Mestrado e Doutorado), do Programa de Pós-Graduação em Informática (Mestrado) e do Programa de Computação, Comunicação e Artes da Universidade Federal da Paraíba. Sua atuação científica principal é na Ciência da Computação, com forte caráter multi e interdisciplinar com vertentes nas áreas de Educação e Saúde, com ênfase em aplicações de Realidade Virtual e serious games para diferentes setores. Possui livro publicado, produtos tecnológicos registrados e diversos artigos científicos publicados. Participa de eventos no exterior e no Brasil, além de sociedades como a SBC (Sociedade Brasileira de Computação), sendo membro do Conselho de Realidade Virtual desta última. É coordenadora da área de realidade virtual e serious games do LabTEVE (Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatística) da UFPB. Suas principais áreas de atuação são: realidade virtual, serious games, avaliação de procedimentos, educação médica, sistemas hápticos e tecnologia educacional. É bolsista de produtividade do CNPq desde 2010 com pesquisa na área de realidade virtual e e jogos para educação e treinamento.

JESÚS FAVELA

Jesús Favela is a Professor of Computer Science at CICESE, Mexico, where he leads the Mobile and Ubiquitous Healthcare Laboratory. He holds a BSc from the Universidad Nacional Autónoma de Mexico (UNAM) and MSc and PhD from the Massachusetts Institute of Technology (MIT). His work focuses on the design and evaluation of mobile and ubiquitous technologies for healthcare, with emphasis on healthy aging and dementia care. Dr. Favela is a member of the Association for Computing Machinery (ACM), and former President of the Mexican Computer Science Society (SMCC).

JULIANA PEREIRA DE SOUZA ZINADER

Docente no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF-UFG). Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha de Marília (UNIVEM). Doutora em Ciências/Bioengenharia e Pós-doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Foi Assessora no Núcleo de Informática e Informações da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná (SESA-PR) em 2018, Coordenadora-Geral de Monitoramento e Avaliação do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde (MS) em 2017/2018. Atua como membro da Comissão de Governança da Informação em Saúde/UFG, auditora sênior do Processo de Certificação de Sistemas Registro Eletrônico em Saúde (S-RES) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e Diretora de Educação da SBIS. Principais áreas de atuação: Engenharia de Software; Informática em Saúde; Estratégia de Saúde Digital (projeto nacional de e-Saúde/digiSUS).

PAULO ROBERTO DE LIMA LOPES

Doutor em Ciências, pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2013); Mestre em Ciências em Reatores Nucleares de Potência e Tecnologia do Combustível Nuclear (1995). Engenheiro Eletrônico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI (1988). Trabalhou 17 anos no Departamento de Informática em Saúde da UNIFESP. Foi consultor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP de 2013 a 2017. Atualmente, está como Especialista da Comunidade de Saúde e das Redes colaborativas de Ensino e Pesquisa: Rede Universitária de Telemedicina – RUTE e Rede Global de Ensino, Pesquisa e Extensão em Nutrição, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – NUTRISSAN, da RNP. É Titular Administrador da PRLL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EIRELI – ME. Participou em diversos comitês e grupos de trabalho em TIC em Saúde e é especialista do GT2 – Interoperabilidade de Sistemas e Dispositivos da Comissão Especial de Estudos em Informática em Saúde da Associação Brasileira de Normas Técnica – CEE-78/ABNT e da Pesquisa TIC Saúde no CETIC.br/CGI.br.

CARLOS RENATO LISBOA FRANCÊS

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-D. Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC-TEC), Porto/Portugal, 2012. Possui graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2001). É professor titular da Faculdade de Engenharia de Computação, da Universidade Federal do Pará, foi presidente da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (período 01/2007 e dez/2010) e, até 2011, foi membro da comissão assessora de computação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP-MEC). Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), de 2013 a 2016. Foi Reitor Pro-Tempore da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no período de junho a outubro de 2016. Tem experiência nas áreas de Sistemas de Telecomunicações e Ciência da Computação: – Em Sistemas de Telecomunicações: Planejamento, otimização e avaliação de desempenho de Smart Cities, redes sem fio, redes heterogêneas – HetNet, 4G/5G, PowerLine Communication-PLC, nuvens ópticas, entre outras. – Em Ciência da Computação: Técnicas de Inteligência Computacional e de extração, correlação e reconhecimento de padrões em sistemas sociais, econômicos e ambientais, tais como: energia, saúde pública, previdência social, segurança pública, desmatamento e desflorestamento e economia.

ALEX A. FREITAS

Prof. Alex Freitas is a Professor of Computational Intelligence and the Head of Research at the School of Computing, University of Kent, United Kingdom. He has an interdisciplinary academic background with a PhD in Computer Science from the University of Essex, UK (1997), in the area of machine learning; and a research-oriented master’s degree (MPhil) from the University of Liverpool, UK (2011), in the area of the biology of ageing using machine learning and bioinformatics methods. His first degree and MSc degrees were also in the area of Computer Science, obtained from FATEC-SP (1989) and UFSCar (1993), in Brazil. His research focuses on machine learning for the life sciences, including mainly machine learning for the biology of ageing, but also machine learning for pharmaceutical sciences and other biomedical problems. He is a senior member of the AAAI (Association for the Advancement of Artificial Intelligence).

RANGARAJ M. RANGAYYAN

Dr. Rangaraj M. Rangayyan is Professor Emeritus of Electrical and Computer Engineering at the University of Calgary, Calgary, Alberta, Canada. He received the Bachelor of Engineering degree in Electronics and Communication Engineering in 1976 from the University of Mysore at the People’s Education Society College of Engineering, Mandya, Karnataka, India, and the Ph.D. in Electrical Engineering from the Indian Institute of Science, Bangalore, Karnataka, India, in 1980. He served the University of Manitoba, Winnipeg, Manitoba, Canada and the University of Calgary in research, academic, and administrative positions from 1981 to 2016. His research interests are in digital signal and image processing, biomedical signal and image analysis, and computer-aided diagnosis

© SBCAS 2020 20º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde
Desenvolvido por Emanuel Machado

EnglishPortuguese