Minicursos Aceitos

20º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

Minicurso 1
Arquiteturas de Software para o Domínio de Saúde
Lina Garces (USP)

Neste curso os participantes aprenderão a importância que têm as arquiteturas de software para garantir o desenvolvimento de sistemas de alta qualidade no domínio de saúde. Estudos de caso em sistemas de telemedicina, tecnologias assistivas e casas inteligentes para cuidado domiciliar serão apresentados aos participantes. Pretende-se que, ao finalizar o minicurso, os participantes possuam os conhecimentos básicos para continuar seu aprendizado na área de arquitetura e sua futura aplicação em sistemas de saúde.

Minicurso 2
Ambientes Multissensoriais Aplicados a Saúde: Desenvolvimento de Aplicações e Tendências Futuras
Marina I. P. Josué (UFF)
Eyre B. Montevecchi (UFF)
Fábio Barreto (UFF)
Raphael S. de Abreu (UFF)
Joel dos Santos (CEFET/RJ)
Débora C. Muchaluat Saade (UFF)

A incorporação de efeitos sensoriais às aplicações multimídia tradicionais possibilita estimular outros sentidos humanos, alem da visão e audição.  Além disso, este novo tipo de aplicação permite a construção de ambientes multissensoriais que podem ser utilizados para aplicações em saúde, por exemplo, estimulando múltiplos sentidos de pacientes por meio de novos tipos de terapia ou treinamento cognitivo. Neste contexto, este minicurso apresenta e discute características de aplicações com múltiplos efeitos sensoriais, destacando possibilidades de sua utilizac¸ao na área da saúde. O curso também descreve alguns casos de uso de aplicações e ambientes multissensoriais, que podem servir como ferramenta auxiliar no tratamento de pacientes diagnosticados com Alzheimer, transtornos do espectro autista e estresse pós-traumático.

Minicurso 3
Ferramentas OHDSI e a medicina de precisão: Estudos PLE e PLP
Maria Tereza Fernandes Abrahão (USP)
Pablo Jorge Madril

A iniciativa OHDSI (Observational Health Data Sciences and Informatics) redefiniu a área de pesquisa observacional em dados de saúde trazendo a possibilidade de realizar análises sistemáticas em grandes massas de dados (big data), provindas de diversas fontes, através da definição de um modelo comum de dados (Common Data Model – CDM OMOP), de mecanismos para tratamento de diferentes vocabulários, e da disponibilidade de um conjunto de ferramentas de software livre para análise dos mesmos. O termo medicina de precisão representa o trabalho de construção de uma rede de pesquisa biomédica, a fim de desenvolver basicamente uma nova estrutura taxonômica para doenças. A iniciativa OHDSI faz parte desta rede e as suas ferramentas são as que geram aquilo que chamamos de evidência clínica. Nos aprofundaremos em duas destas ferramentas: a estimativa de efeitos no nível populacional (PLE – Population-Level Estimation) e a previsão ao nível de paciente (PLP – Patient-Level Prediction). Abordaremos o uso do pacote PatientLevelPrediction em R, que implementa as melhores práticas estabelecidas para desenvolvimento e validação de modelos.

Minicurso 4
Vinculação de grandes bases de dados de saúde
Marcos E. Barreto (UFBA , CIDACS/FIOCRUZ)
Robespierre Pita (UFBA , CIDACS/FIOCRUZ)
Juracy Bertoldo Junior (UFBA)
Alberto Sironi (UFBA)
Genicleito Gonçalves (CIDACS/FIOCRUZ)
Samila Sena (CIDACS/FIOCRUZ)
Maria Yury Ichihara (CIDACS/FIOCRUZ)
Mauricio L. Barreto (CIDACS/FIOCRUZ)

Este curso objetiva dar aos participantes uma visão teórico-prática do processo de vinculação de grandes bases de dados, abordando questões referentes à necessidade do uso de dados vinculados para pesquisa e suporte a decisões, bem como a aquisição, o pré-processamento, a vinculação (ou integração) e a análise de resultados.

Minicurso 5
Aplicações em Redes de Sensores na Área da Saúde e Gerenciamento de Dados Médicos: Tecnologias em Ascensão
Allan C. N. dos Santos (UFF)
Ricardo M. Firmino (UFF)
Julio C. H. Soto (UFF)
Dianne S. V. de Medeiros (UFF)
Diogo M. F. Mattos (UFF)
Célio V. N. de Albuquerque (UFF)
Flávio Seixas (UFF)
Débora C. Muchaluat Saade (UFF)
Natalia C. Fernandes (UFF)

O objetivo deste minicurso é apresentar aos participantes os fundamentos e as novas tecnologias e pesquisas relacionadas ao uso de redes de sensores em aplicações de monitoramento da saúde de indivíduos. Para tanto, o minicurso apresenta tecnologias recentes de redes de sensores, arquiteturas e métodos de gerenciamento de dados médicos oriundos dos sensores. Adicionalmente, o minicurso explora aspectos de segurança relacionados à transmissão, ao gerenciamento e à privacidade dos dados dos usuários. A exposição dos conceitos ocorrerão longo da apresentação das mais recentes aplicações práticas no monitoramento remoto de pacientes e estudos da área. Apesar da complexidade dos assuntos e tecnologias apresentadas, e considerando a composição heterogênea dos participantes, a exposição será feita tendo como foco a apresentação de exemplos para a assimilação dos conceitos fundamentais para que o participante tenha a noção do que seja uma rede de sensores, suas funcionalidades e suas diversas aplicações na área da saúde.

© SBCAS 2020 20º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde
Desenvolvido por Emanuel Machado

EnglishPortuguese