Concurso de Teses e Dissertações (CTD)

20º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

Apresentação

A segunda edição do Concurso de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada a Saúde (CTD-SBCAS 2020) tem como objetivo divulgar a pesquisa na pós-graduação em temas relacionados à aplicação da Computação na área da Saúde, premiando as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado (acadêmico ou profissional), defendidas e aprovadas no Brasil, durante o ano de 2019.

Serão selecionadas para publicação e apresentação as teses e dissertações com relevante impacto para a sociedade e para as empresas, além de contribuição significativa e destacada para a área científica.


Submissão dos trabalhos

Os candidatos deverão submeter seu trabalho eletronicamente pelo sistema JEMS, escolhendo a trilha correspondente (Mestrado ou Doutorado).

Cada submissão deverá conter três arquivos, todos em formato PDF:

1. Artigo de até 6 páginas, conforme instruções;
2. Cópia da Ata de defesa do trabalho*
3. Texto completo da tese ou dissertação

* Na Ata de defesa deverá constar explicitamente que o candidato defendeu e teve o trabalho aprovado, e deverá informar o local, a data de defesa, o nome da instituição, o nome do orientador e os nomes dos membros da banca avaliadora.

Participantes

Podem enviar trabalhos para este concurso, doutores e mestres em qualquer área do conhecimento, que tenham desenvolvido sua pesquisa com tema relacionado com a área de Computação Aplicada à Saúde, que defenderam suas teses ou dissertações, no Brasil, no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2019.

Instruções para participação

Para participar do concurso, os candidatos deverão enviar um artigo resumido correspondente à tese ou dissertação, destacando as principais contribuições do trabalho, com no máximo seis páginas, formatado de acordo com o padrão da SBC.

O texto deve ser escrito em português, ter o mesmo título da tese ou dissertação, e ter como autores o candidato e seu(s) orientador(es). Deve ainda incluir o resumo/abstract de acordo com a tese ou dissertação, a caracterização do problema e motivação da pesquisa, objetivos e contribuições do trabalho, resultados obtidos e discussão.

Seleção e Premiação

A seleção será baseada na avaliação do artigo submetido e da tese/dissertação completa. As submissões passarão por um processo de avaliação por comitê composto por pesquisadores com reconhecida atuação na área e experiência em orientação de teses e dissertações.

O comitê de avaliação será escolhido após finalizado o prazo de envio dos trabalhos, de modo a não haver, no comitê, pesquisadores com orientações de trabalhos candidatos ao prêmio.

Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados exclusivamente pelo candidato no XX Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS 2020), em sessão especial. Todos os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais do Simpósio.

Para fins de premiação, o comitê de avaliação levará em conta o trabalho completo, incluindo os potenciais impactos sociais, científicos e tecnológicos para a área.

Serão premiados até seis trabalhos correspondentes às três melhores teses de doutorado e às três melhores dissertações de mestrado.

DATAS IMPORTANTES

Data limite para submissão dos trabalhos:

27 de abril de 2020
20 de março de 2020
10 de março de 2020

Notificação dos trabalhos selecionados:

15 de junho de 2020
15 de abril de 2020

Envio da versão
final:

30 de junho de 2020
23 de abril de 2020

Data limite para
inscrição do autor:

23 de abril de 2020

Coordenação do CTD-SBCAS 2020

Lucas Ferrari de Oliveira (UFPR) – lferrari@inf.ufpr.br
Victor Travassos Sarinho (UEFS) – vsarinho@uefs.br

© SBCAS 2020 20º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde
Desenvolvido por Emanuel Machado

EnglishPortuguese